O "Plano de Cargos e Salários" é um instrumento de organização e normatização das relações de trabalho entre a empresa e seus colaboradores. É parte integrante da definição da política, "o que fazer" e dos procedimentos "de como fazer" na gestão estratégica de recursos humanos.

O "Plano de Cargos e Salários" contempla várias alternativas que permite aos gestores administrar as equipes de forma estimulante e competitiva, valorizando o conhecimento, a competência e a melhoria da qualidade no trabalho. É um mecanismo eficaz para a retenção de talentos, que deve dar o retorno esperado se estiver alinhado com o mercado de trabalho.

Nesse processo a Aliança Consultoria & Coaching defini a compatibilidade de remunerar, conceder benefícios, proporcionar um ambiente físico e psicológico agradável e seguro, com a filosofia de ser competitivo. Viabilizando assim, o desempenho de seus profissionais e a responsabilidade de cada um dentro da organização.









Etapas para desenvolvimento do
Plano de Cargos e Salários:




Análise do Ambiente (Workshop);
Inventário de Recursos Humanos (Mapeamento de Competências);
Código de Conduta dos Colaboradores;
Código de Ética dos Acionistas;
Normas e Procedimentos;
Políticas de Recursos Humanos – RH;
Balanço de Recursos Humanos – RH;
Entrevista Formalizada de Admissão e de Desligamento;
Programa de Integração;
Descrição de Função (Cargos);
Análise de Estrutura dos Cargos (Reclassificação);
Organograma;
Pesquisa de Salarial de Mercado;
Tabela Salarial Comparativa;
Avaliação de Desempenho.