O Workshop é uma reunião de trabalho com um grupo de colaboradores para desenvolver determinado assunto ou atividade, e discutir sobre um tema de interesse da empresa.
Um
"Workshop" é diferente de palestra, uma vez que as pessoas envolvidas participam ativamente do evento e não são meros espectadores, eles interagem com todo o grupo, discutem o assunto em pauta, apresentam sugestões e identificam as falhas. O
"Workshop" tem caráter participativo e sua realização requer abertura ao diálogo por parte do palestrante, quando normalmente são usadas técnicas como: Brainstorming, Dinâmicas e Swot, que resultam em um diagnóstico formulado pela consultoria.
O
"Workshop" proporciona uma visão atual e futura da empresa, percebida por outro angulo, normalmente é realizado em locais fora da empresa, para que as pessoas se sintam mais valorizadas, à vontade e saiam da zona de conforto.
Desenvolvimento do Workshop ocorre em três etapas:
1ª Etapa: Apresentação, Envolvimento e Informações.
Apresentar os objetivos do encontro;
Envolver o grupo no projeto;
Os participantes se apresentam e relatam sua função dentro da organização;
Levantar informações sobre a situação atual da empresa, como planejamento,
...gestão, sistema de comunicação e informação, visão estratégica futura, imagem
...da organização, comprometimento; desempenho do setor do RH e relacionamento
interno;
Apresentação de DVDs (abertura para discussão do tema).
2ª Etapa: Desenvolvimento e Análise.
Palestra de 20 minutos;
Brainstorming;
Dinâmicas;
Swot;
Apresentação de DVDs (abertura para discussão do tema).
3ª Etapa: Cenários e sugestões.
Apresentação de Sugestões por parte dos colaboradores;
Palestra Final de 30 minutos;
DVD de encerramento.
Duração:
De seis a oito horas dependendo do grau de formação e participação do grupo.
Produto Final:
A Consultoria elabora um Relatório "DIAGNÓSTICO", que é apresentado para a Empresa quinze dias após a realização do Workshop.